PLANO DE TRABALHO 2012
19/03/2012 18:55
Professor: Everton Alves Cardoso
Período: 23 de fevereiro a 18 de dezembro
INTRODUÇÃO
A Educação Física Escolar, conforme apontam os parâmetros curriculares nacionais (PCN) deve ter cuidado para preocupar-se com o ser como um todo, e não apenas como um corpo dotado de movimentos.
“Embora numa aula de Educação Física os aspectos corporais sejam mais evidentes, mais facilmente observáveis, e a aprendizagem esteja vinculada à experiência prática, o aluno precisa ser considerado como um todo no qual aspectos cognitivos, afetivos e corporais estão inter-relacionados em todas as situações.” (Parâmetros curriculares Nacionais)
Portanto, a educação física não se restringe a observar o aspecto motor, por mais que sob o olhar do profissional de educação física este aspecto se sobressaia.
É necessário olhar o aluno como um todo, como um ser complexo, dotado de sentimentos e que já têm uma série de conhecimentos sobre movimento, corpo e cultura corporal, frutos de experiências pessoais, vivências dentro da comunidade em que estão vive, além do turbilhão de informações veiculadas pelos meios de comunicação.
1. OBJETIVO GERAL:
Conforme prevêem os parâmetros curriculares nacionais para a Educação Física, espera-se que ao final do primeiro ciclo os alunos sejam capazes de:
• participar de diferentes atividades corporais, procurando adotar uma atitude cooperativa e solidária, sem discriminar os colegas pelo desempenho ou por razões sociais, físicas, sexuais ou culturais;
• conhecer algumas de suas possibilidades e limitações corporais de forma a poder estabelecer algumas metas pessoais (qualitativas e quantitativas);
• conhecer, valorizar, apreciar e desfrutar de algumas das diferentes manifestações de cultura corporal presentes no cotidiano;
• organizar autonomamente alguns jogos, brincadeiras ou outras atividades corporais simples.
2. CONTEÚDOS:
Os conteúdos da Educação física para o Ensino Fundamental estão divididos em três blocos de conteúdos:
Estes três blocos de conteúdos permearão a educação física durante todo o ensino fundamental, porém, nosso enfoque é sobre o primeiro ciclo (ou 1° ao 5° ano) do ensino fundamental, que são as turmas atendidas por nossa escola.
2.1 ESPORTES, JOGOS, LUTAS E GINÁSTICAS
Artigos científicos, discussões universitárias de diferentes níveis de graduação tentam definir critérios para delimitar cada uma destas práticas corporais, porém, acreditamos que esta tarefa é bastante complexa e também complicada, pois as sutis interseções, semelhanças e diferenças entre uma e outra estão vinculadas ao contexto em que são exercidas.
Se pegarmos como exemplo a capoeira, podemos dizer que é um esporte, como podemos dizer que é uma luta, uma dança ou simplesmente um jogo.
O mesmo se faz com uma simples corrida: Se houver competição regrada pode-se dizer que é esporte, porém, se se faz uma corrida tendo como fundo uma música e tentar se estabelecer um ritmo de corrida conforme a música, esta corrida pode tornar-se uma dança.
2.1.1 O ESPORTE
Considera-se esporte as práticas em que são adotadas regras de caráter oficial e competitivo, organizadas em federações regionais, nacionais e internacionais que regulamentam a atuação amadora e a profissional. Envolvem condições espaciais e de equipamentos sofisticados como campos, piscinas, bicicletas, pistas, ringues, ginásios, etc. A divulgação pela mídia favorece a sua apreciação por um diverso contingente de grupos sociais e culturais. Por exemplo, os Jogos Olímpicos, a Copa do Mundo de Futebol ou determinadas lutas de boxe profissional e UFC são vistos e discutidos por um grande número de apreciadores e torcedores.
2.1.2 OS JOGOS
Os jogos são, digamos, as adaptações do esporte para a realidade vivida, e prtanto, é dele que utilizaremos como ferramenta para aproximação dos alunos com o esporte, que deverá ser mais explorado a partir do 6° ano através de competições desportivas.
Os jogos podem ter uma flexibilidade maior nas regulamentações, que são adaptadas conforme a necessidade do momento. Temos em nossa escola turmas pequenas, que muitas vezes não permitem formações de equipes com números oficiais de jogadores. Além disso, por trabalharmos com um público-alvo de crianças de 5 a 10 anos de idade, os jogos pré-desportivos se apresentam como ferramentas muito mais úteis para a aprendizagem do que o esporte puro.
Incluem-se entre os jogos as brincadeiras regionais, os jogos de salão, de mesa, de tabuleiro, de rua e as brincadeiras infantis de modo geral.
• jogos pré-desportivos: queimada, pique-bandeira, guerra das bolas, jogos
pré-desportivos do futebol (gol-a-gol, controle, chute-em-gol-rebatidadrible,
bobinho, dois toques);
• jogos populares: bocha, malha, taco, boliche;
• brincadeiras: amarelinha, pular corda, elástico, bambolê, bolinha de gude,
pião, pipas, lenço-atrás, corre-cutia, esconde-esconde, pega-pega, coelhosai-
da-toca, duro-ou-mole, agacha-agacha, mãe-da-rua, carrinhos de
rolimã, cabo-de-guerra, etc.;
• atletismo: corridas de velocidade, de resistência, com obstáculos, de
revezamento; saltos em distância, em altura, triplo, com vara; arremessos
de peso, de martelo, de dardo e de disco;
• esportes coletivos: futebol de campo, futsal, basquete, vôlei, vôlei de
praia, handebol, futvôlei, etc.;
• esportes com bastões e raquetes: beisebol, tênis de mesa, tênis de campo,
pingue-pongue;
2.1.3 AS LUTAS
As lutas são disputas em que o(s) oponente(s) deve(m) ser subjugado(s), mediante técnicas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ações de ataque e defesa.
A característica principal da luta na educação física em nossa realidade escolar, é trazer os conceitos de lealdade e violência à tona, desenvolvendo nos alunos consciência crítica e auto-desafiadora através de regras específicas e limites para a participação nas atividades.
Podem ser citados como exemplo de lutas desde as brincadeiras de cabo-de-guerra e “queda de braço” até práticas mais complexas, como por exemplo capoeira e judô.
• lutas: Queda de braço, cabo-de-guerra, empurra-empurra, capoeira, judô.
2.1.4 AS GINÁSTICAS
As ginásticas são técnicas de trabalho corporal que, de modo geral, assumem um caráter individualizado com finalidades diversas.
Em nosso contexto, levando em consideração o público atendido, utilizaremos da ginástica como preparação para outras modalidades e através de circuitos de desenvolvimento motor, buscando desenvolver nos alunos a propriocepção, a direcionalidade e a lateralidade.
2.2 ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS
Este bloco de conteúdos inclui as manifestações da cultura corporal que procura se expressar e se comunicar através de gestos tendo a presença de estímulos sonoros como referência para o movimento corporal.
Trazendo para a realidade da escola Dr. Manoel, as atividades rítmicas estarão presentes através principalmente das rodas cantadas, das danças juninas e da capoeira.
2.3 OS CONHECIMENTOS SOBRE O CORPO
O corpo é compreendido como um organismo integrado e não como um amontoado de “partes” e “aparelhos”, como um corpo vivo, que interage com o meio físico e cultural, que sente dor, prazer, alegria, medo, etc.
Os conhecimentos sobre o corpo serão tratados de maneira simplificada, abordando-se apenas os conhecimentos básicos.
Os conhecimentos abordados estarão principalmente ligados à nomenclatura das partes do corpo (braço, perna, cabeça, pescoço) e a propriocepção.
Somente a partir do 4° ano abordamos basicamente estrutura muscular e óssea. Essa abordagem será feita sob o enfoque da percepção do próprio corpo, sentindo e compreendendo, por exemplo, os ossos e os músculos envolvidos nos diferentes movimentos e posições, em situações de relaxamento e tensão.
Os conhecimentos de fisiologia são aqueles básicos para compreender as alterações que ocorrem durante as atividades físicas (freqüência cardíaca, queima de calorias, perda de água e sais minerais) e aquelas que ocorrem a longo prazo (melhora da condição cardiorrespiratória, aumento da massa muscular, da força e da flexibilidade e diminuição de tecido adiposo).
A bioquímica abordará conteúdos que subsidiam a fisiologia: alguns processos metabólicos de produção de energia, eliminação e reposição de nutrientes básicos.
Incluiremos a questão da postura dos alunos em classe: as posturas mais adequadas para fazer determinadas tarefas, para diferentes situações e por quê.
Também aqui entram as questões de higiene, cuidados pessoais e alimentação.
3 – METODOLOGIA
No decorrer de nossas aulas, utilizaremos da abordagem desenvolvimentista, a qual foi bastante explorada por autores como Gallahue e Go Tani.
Entendemos o aprendizado como um processo interno que produz alterações no comportamento de cada ser devido a sua interação com as oportunidades de vivência e do treinamento dos processos biológicos. A construção deste aprendizado tem fortes vínculos com o estado de desenvolvimento de um indivíduo, o qual está relacionado diretamente com a prática. Já o desenvolvimento é um processo que pode ocorrer independentemente da experiência, já que cada ser é único e responde de forma diferente aos estímulos que lhe são oferecidos.
O conteúdo será desenvolvido através principalmente da participação, apreciação e discussão dos conteúdos citados anteriormente.
O professor se fará como um facilitador, um mediador do processo de aprendizagem. Utilizaremos principalmente como metodologia da prática corporal, de rodas de argüição, filmes, escrita, pesquisas na internet e apresentações de trabalhos.
4. CONTEÚDOS ESPECÍFICOS POR SÉRIE (ANO)
Vendo o processo de ensino-aprendizagem como uma continuação de um ano a outro, procuraremos explorar os três blocos de conteúdos em todos os anos letivos, porém, vendo que alguns blocos são mais enfatizados em alguns períodos que outros, devido a maturação que os alunos apresentam, assim como as condições que a turma apresenta para ser explorada, condições essas que só podem ser sentidas e discutidas no dia a dia.
4.1 CRONOGRAMA
1° ANO |
N° DE AULAS |
CONTEÚDOS - 1° TRIMESTRE |
27 |
Partes do corpo |
05 |
Higiene |
03 |
Jogos populares e pré-desportivos |
04 |
Circuitos de desenvolvimento motor |
10 |
Contação de Histórias e Rodas cantadas |
+- 05 |
CONTEÚDOS - 2° TRIMESTRE |
N° DE AULAS: 29 |
Contação de Histórias e Rodas cantadas |
+- 04 |
Alimentação |
03 |
Jogos populares e pré-desportivos |
05 |
São João |
10 |
Circuitos de desenvolvimento motor |
05 |
CONTEÚDOS - 3° TRIMESTRE |
N° DE AULAS: 25 |
Capoeira |
10 |
Jogos populares e pré-desportivos |
10 |
Contação de histórias e rodas cantadas |
+- 05 |
2° ANO |
N° DE AULAS |
CONTEÚDOS - 1° TRIMESTRE |
25 |
Partes do corpo (órgãos vitais) |
06 |
Higiene |
02 |
Circuitos de desenvolvimento motor |
10 |
Jogos populares e pré-desportivos |
05 |
Contação de Histórias e Rodas cantadas |
04 |
CONTEÚDOS – 2° TRIMESTRE |
N° DE AULAS: 30 |
Alimentação |
06 |
São João |
10 |
Circuitos de desenvolvimento motor |
06 |
Jogos populares e pré-desportivos |
04 |
Contação de Histórias e Rodas cantadas |
04 |
CONTEÚDOS – 3° TRIMESTRE |
N° DE AULAS: 23 |
Capoeira |
10 |
Circuitos de desenvolvimento motor |
04 |
Jogos populares e pré-desportivos |
06 |
Contação de Histórias e Rodas cantadas |
03 |
3° ANO |
N° DE AULAS |
CONTEÚDOS - 1° TRIMESTRE |
25 |
Anatomia Óssea (introdução) |
06 |
Circuitos de desenvolvimento motor |
05 |
Dodgeball |
06 |
Higiene |
03 |
Jogos populares e pré-desportivos |
05 |
CONTEÚDOS - 2° TRIMESTRE |
N° DE AULAS: 29 |
Jogos populares e pré-desportivos |
09 |
São João |
10 |
Alimentação |
05 |
Circuitos de desenvolvimento motor |
05 |
CONTEÚDOS - 3° TRIMESTRE |
N° DE AULAS: 20 |
Capoeira |
10 |
Futsal |
05 |
Circuitos de desenvolvimento motor |
05 |
4° ANO |
N° DE AULAS |
CONTEÚDOS – 1° TRIMESTRE |
39 |
Anatomia Óssea (aprofundamento) |
10 |
Dodgeball |
08 |
Jogos populares e pré-desportivos |
10 |
Higiene |
06 |
Circuito de desenvolvimento motor |
05 |
CONTEÚDOS - 2° TRIMESTRE |
N° DE AULAS: 35 |
Handebol |
12 |
Lutas: Queda de braço / Empurra-empurra / Cabo de guerra |
04 |
Alimentação |
06 |
São João |
10 |
Futsal |
03 |
CONTEÚDOS - 3° TRIMESTRE |
N° DE AULAS: 34 |
Futsal |
14 |
Bioquímica: Produção de energia, eliminação e reposição de nutrientes básicos |
10 |
Capoeira |
10 |
5° ANO |
N° DE AULAS |
CONTEÚDOS – 1° TRIMESTRE |
39 |
Anatomia Muscular (básica) |
12 |
Circuitos de desenvolvimento motor |
05 |
Jogos populares |
12 |
Higiene |
04 |
Alimentação |
06 |
CONTEÚDOS - 2° TRIMESTRE |
N° DE AULAS: 35 |
São João |
10 |
Revisão da Bioquímica: Produção de energia, eliminação e reposição de nutrientes básicos |
05 |
Introdução a fisiologia: freqüência cardíaca, queima de calorias, perda de água e sais minerais. |
10 |
Futsal |
10 |
CONTEÚDOS - 3° TRIMESTRE |
N° DE AULAS: 34 |
Atletismo |
14 |
Newcon |
10 |
Capoeira |
10 |
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