PLANO DE TRABALHO 2012

19/03/2012 18:55

 

Professor: Everton Alves Cardoso

Período: 23 de fevereiro a 18 de dezembro

 

INTRODUÇÃO

A Educação Física Escolar, conforme apontam os parâmetros curriculares nacionais (PCN) deve ter cuidado para preocupar-se com o ser como um todo, e não apenas como um corpo dotado de movimentos.

“Embora numa aula de Educação Física os aspectos corporais sejam mais evidentes, mais facilmente observáveis, e a aprendizagem esteja vinculada à experiência prática, o aluno precisa ser considerado como um todo no qual aspectos cognitivos, afetivos e corporais estão inter-relacionados em todas as situações.” (Parâmetros curriculares Nacionais)

Portanto, a educação física não se restringe a observar o aspecto motor, por mais que sob o olhar do profissional de educação física este aspecto se sobressaia.

É necessário olhar o aluno como um todo, como um ser complexo, dotado de sentimentos e que já têm uma série de conhecimentos sobre movimento, corpo e cultura corporal, frutos de experiências pessoais, vivências dentro da comunidade em que estão vive, além do turbilhão de informações veiculadas pelos meios de comunicação.

 

1. OBJETIVO GERAL:

Conforme prevêem os parâmetros curriculares nacionais para a Educação Física, espera-se que ao final do primeiro ciclo os alunos sejam capazes de:

• participar de diferentes atividades corporais, procurando adotar uma atitude cooperativa e solidária, sem discriminar os colegas pelo desempenho ou por razões sociais, físicas, sexuais ou culturais;

• conhecer algumas de suas possibilidades e limitações corporais de forma a poder estabelecer algumas metas pessoais (qualitativas e quantitativas);

• conhecer, valorizar, apreciar e desfrutar de algumas das diferentes manifestações de cultura corporal presentes no cotidiano;

• organizar autonomamente alguns jogos, brincadeiras ou outras atividades corporais simples.

2. CONTEÚDOS:

Os conteúdos da Educação física para o Ensino Fundamental estão divididos em três blocos de conteúdos:

 

 

Estes três blocos de conteúdos permearão a educação física durante todo o ensino fundamental, porém, nosso enfoque é sobre o primeiro ciclo (ou 1° ao 5° ano) do ensino fundamental, que são as turmas atendidas por nossa escola.

2.1 ESPORTES, JOGOS, LUTAS E GINÁSTICAS

Artigos científicos, discussões universitárias de diferentes níveis de graduação tentam definir critérios para delimitar cada uma destas práticas corporais, porém, acreditamos que esta tarefa é bastante complexa e também complicada, pois as sutis interseções, semelhanças e diferenças entre uma e outra estão vinculadas ao contexto em que são exercidas.

Se pegarmos como exemplo a capoeira, podemos dizer que é um esporte, como podemos dizer que é uma luta, uma dança ou simplesmente um jogo.

O mesmo se faz com uma simples corrida: Se houver competição regrada pode-se dizer que é esporte, porém, se se faz uma corrida tendo como fundo uma música e tentar se estabelecer um ritmo de corrida conforme a música, esta corrida pode tornar-se uma dança.

2.1.1 O ESPORTE

Considera-se esporte as práticas em que são adotadas regras de caráter oficial e competitivo, organizadas em federações regionais, nacionais e internacionais que regulamentam a atuação amadora e a profissional. Envolvem condições espaciais e de equipamentos sofisticados como campos, piscinas, bicicletas, pistas, ringues, ginásios, etc. A divulgação pela mídia favorece a sua apreciação por um diverso contingente de grupos sociais e culturais. Por exemplo, os Jogos Olímpicos, a Copa do Mundo de Futebol ou determinadas lutas de boxe profissional e UFC são vistos e discutidos por um grande número de apreciadores e torcedores.

2.1.2 OS JOGOS

Os jogos são, digamos, as adaptações do esporte para a realidade vivida, e prtanto, é dele que utilizaremos como ferramenta para aproximação dos alunos com o esporte, que deverá ser mais explorado a partir do 6° ano através de competições desportivas.

Os jogos podem ter uma flexibilidade maior nas regulamentações, que são adaptadas conforme a necessidade do momento. Temos em nossa escola turmas pequenas, que muitas vezes não permitem formações de equipes com números oficiais de jogadores. Além disso, por trabalharmos com um público-alvo de crianças de 5 a 10 anos de idade, os jogos pré-desportivos se apresentam como ferramentas muito mais úteis para a aprendizagem do que o esporte puro.

Incluem-se entre os jogos as brincadeiras regionais, os jogos de salão, de mesa, de tabuleiro, de rua e as brincadeiras infantis de modo geral.

• jogos pré-desportivos: queimada, pique-bandeira, guerra das bolas, jogos

pré-desportivos do futebol (gol-a-gol, controle, chute-em-gol-rebatidadrible,

bobinho, dois toques);

• jogos populares: bocha, malha, taco, boliche;

• brincadeiras: amarelinha, pular corda, elástico, bambolê, bolinha de gude,

pião, pipas, lenço-atrás, corre-cutia, esconde-esconde, pega-pega, coelhosai-

da-toca, duro-ou-mole, agacha-agacha, mãe-da-rua, carrinhos de

rolimã, cabo-de-guerra, etc.;

• atletismo: corridas de velocidade, de resistência, com obstáculos, de

revezamento; saltos em distância, em altura, triplo, com vara; arremessos

de peso, de martelo, de dardo e de disco;

• esportes coletivos: futebol de campo, futsal, basquete, vôlei, vôlei de

praia, handebol, futvôlei, etc.;

• esportes com bastões e raquetes: beisebol, tênis de mesa, tênis de campo,

pingue-pongue;

 

 

2.1.3 AS LUTAS

As lutas são disputas em que o(s) oponente(s) deve(m) ser subjugado(s), mediante técnicas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ações de ataque e defesa.

A característica principal da luta na educação física em nossa realidade escolar, é trazer os conceitos de lealdade e violência à tona, desenvolvendo nos alunos consciência crítica e auto-desafiadora através de regras específicas e limites para a participação nas atividades.

Podem ser citados como exemplo de lutas desde as brincadeiras de cabo-de-guerra e “queda de braço” até práticas mais complexas, como por exemplo capoeira e judô.

• lutas: Queda de braço, cabo-de-guerra, empurra-empurra, capoeira, judô.

 

2.1.4 AS GINÁSTICAS

As ginásticas são técnicas de trabalho corporal que, de modo geral, assumem um caráter individualizado com finalidades diversas.

Em nosso contexto, levando em consideração o público atendido, utilizaremos da ginástica como preparação para outras modalidades e através de circuitos de desenvolvimento motor, buscando desenvolver nos alunos a propriocepção, a direcionalidade e a lateralidade.

 

2.2 ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS

Este bloco de conteúdos inclui as manifestações da cultura corporal que procura se expressar e se comunicar através de gestos tendo a presença de estímulos sonoros como referência para o movimento corporal.

Trazendo para a realidade da escola Dr. Manoel, as atividades rítmicas estarão presentes através principalmente das rodas cantadas, das danças juninas e da capoeira.

2.3 OS CONHECIMENTOS SOBRE O CORPO

O corpo é compreendido como um organismo integrado e não como um amontoado de “partes” e “aparelhos”, como um corpo vivo, que interage com o meio físico e cultural, que sente dor, prazer, alegria, medo, etc.

Os conhecimentos sobre o corpo serão tratados de maneira simplificada, abordando-se apenas os conhecimentos básicos.

Os conhecimentos abordados estarão principalmente ligados à nomenclatura das partes do corpo (braço, perna, cabeça, pescoço) e a propriocepção.

Somente a partir do 4° ano abordamos basicamente estrutura muscular e óssea. Essa abordagem será feita sob o enfoque da percepção do próprio corpo, sentindo e compreendendo, por exemplo, os ossos e os músculos envolvidos nos diferentes movimentos e posições, em situações de relaxamento e tensão.

Os conhecimentos de fisiologia são aqueles básicos para compreender as alterações que ocorrem durante as atividades físicas (freqüência cardíaca, queima de calorias, perda de água e sais minerais) e aquelas que ocorrem a longo prazo (melhora da condição cardiorrespiratória, aumento da massa muscular, da força e da flexibilidade e diminuição de tecido adiposo).

A bioquímica abordará conteúdos que subsidiam a fisiologia: alguns processos metabólicos de produção de energia, eliminação e reposição de nutrientes básicos.

Incluiremos a questão da postura dos alunos em classe: as posturas mais adequadas para fazer determinadas tarefas, para diferentes situações e por quê.

Também aqui entram as questões de higiene, cuidados pessoais e alimentação.

 

3 – METODOLOGIA

No decorrer de nossas aulas, utilizaremos da abordagem desenvolvimentista, a qual foi bastante explorada por autores como Gallahue e Go Tani.

Entendemos o aprendizado como um processo interno que produz alterações no comportamento de cada ser devido a sua interação com as oportunidades de vivência e do treinamento dos processos biológicos. A construção deste aprendizado tem fortes vínculos com o estado de desenvolvimento de um indivíduo, o qual está relacionado diretamente com a prática. Já o desenvolvimento é um processo que pode ocorrer independentemente da experiência, já que cada ser é único e responde de forma diferente aos estímulos que lhe são oferecidos.

O conteúdo será desenvolvido através principalmente da participação, apreciação e discussão dos conteúdos citados anteriormente.

O professor se fará como um facilitador, um mediador do processo de aprendizagem. Utilizaremos principalmente como metodologia da prática corporal, de rodas de argüição, filmes, escrita, pesquisas na internet e apresentações de trabalhos.

 

4. CONTEÚDOS ESPECÍFICOS POR SÉRIE (ANO)

Vendo o processo de ensino-aprendizagem como uma continuação de um ano a outro, procuraremos explorar os três blocos de conteúdos em todos os anos letivos, porém, vendo que alguns blocos são mais enfatizados em alguns períodos que outros, devido a maturação que os alunos apresentam, assim como as condições que a turma apresenta para ser explorada, condições essas que só podem ser sentidas e discutidas no dia a dia.


4.1 CRONOGRAMA

 

1° ANO

N° DE AULAS

CONTEÚDOS - 1° TRIMESTRE

27

Partes do corpo

05

Higiene

03

Jogos populares e pré-desportivos

04

Circuitos de desenvolvimento motor

10

Contação de Histórias e Rodas cantadas

+- 05

CONTEÚDOS - 2° TRIMESTRE

N° DE AULAS:

29

Contação de Histórias e Rodas cantadas

+- 04

Alimentação

03

Jogos populares e pré-desportivos

05

São João

10

Circuitos de desenvolvimento motor

05

CONTEÚDOS - 3° TRIMESTRE

N° DE AULAS:

25

Capoeira

10

Jogos populares e pré-desportivos

10

Contação de histórias e rodas cantadas

+- 05

 

 


 

2° ANO

N° DE AULAS

CONTEÚDOS - 1° TRIMESTRE

25

Partes do corpo (órgãos vitais)

06

Higiene

02

Circuitos de desenvolvimento motor

10

Jogos populares e pré-desportivos

05

Contação de Histórias e Rodas cantadas

04

CONTEÚDOS – 2° TRIMESTRE

N° DE AULAS:

30

Alimentação

06

São João

10

Circuitos de desenvolvimento motor

06

Jogos populares e pré-desportivos

04

Contação de Histórias e Rodas cantadas

04

CONTEÚDOS – 3° TRIMESTRE

N° DE AULAS:

23

Capoeira

10

Circuitos de desenvolvimento motor

04

Jogos populares e pré-desportivos

06

Contação de Histórias e Rodas cantadas

03


 

3° ANO

N° DE AULAS

CONTEÚDOS - 1° TRIMESTRE

25

Anatomia Óssea (introdução)

06

Circuitos de desenvolvimento motor

05

Dodgeball

06

Higiene

03

Jogos populares e pré-desportivos

05

CONTEÚDOS - 2° TRIMESTRE

N° DE AULAS:

29

Jogos populares e pré-desportivos

09

São João

10

Alimentação

05

Circuitos de desenvolvimento motor

05

CONTEÚDOS - 3° TRIMESTRE

N° DE AULAS:

20

Capoeira

10

Futsal

05

Circuitos de desenvolvimento motor

05

 


 

4° ANO

N° DE AULAS

CONTEÚDOS – 1° TRIMESTRE

39

Anatomia Óssea (aprofundamento)

10

Dodgeball

08

Jogos populares e pré-desportivos

10

Higiene

06

Circuito de desenvolvimento motor

05

CONTEÚDOS - 2° TRIMESTRE

N° DE AULAS:

35

Handebol

12

Lutas: Queda de braço / Empurra-empurra / Cabo de guerra

04

Alimentação

06

São João

10

Futsal

03

CONTEÚDOS - 3° TRIMESTRE

N° DE AULAS:

34

Futsal

14

Bioquímica: Produção de energia, eliminação e reposição de nutrientes básicos

10

Capoeira

10

 


 

5° ANO

N° DE AULAS

CONTEÚDOS – 1° TRIMESTRE

39

Anatomia Muscular (básica)

12

Circuitos de desenvolvimento motor

05

Jogos populares

12

Higiene

04

Alimentação

06

CONTEÚDOS - 2° TRIMESTRE

N° DE AULAS:

35

São João

10

Revisão da Bioquímica: Produção de energia, eliminação e reposição de nutrientes básicos

05

Introdução a fisiologia: freqüência cardíaca, queima de calorias, perda de água e sais minerais.

10

Futsal

10

CONTEÚDOS - 3° TRIMESTRE

N° DE AULAS:

34

Atletismo

14

Newcon

10

Capoeira

10

 

Voltar